Live da Inovação #05 | O gerenciamento de projetos e sua importância no contexto da inovação tecnológica

Introdução

O eficiente gerenciamento de projetos é um componente vital para o sucesso de qualquer projeto. Em uma live recente, André Ricardi compartilhou conosco valiosas ideias sobre a importância da gestão de projetos e sua aplicação prática em projetos de inovação tecnológica. Este artigo explora suas visões e sua rica experiência no campo do gerenciamento de projetos.

Importância do gerenciamento de projetos

É substancial a diferença que uma área de gerenciamento de projetos bem estruturada pode fazer em uma organização. Ao contar com profissionais capacitados e processos eficazes, os projetos têm maior probabilidade de obter bons resultados.

Em quaisquer empresas, a ausência de uma área de gerenciamento de projetos dedicada é notável. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, desde a escassez de recursos até a falta de uma cultura de gerenciamento de projetos. Convencer as empresas da necessidade desse componente muitas vezes é um desafio. Algumas acreditam que não possuem projetos em quantidade suficiente para justificar a criação dessa estrutura, enquanto outras simplesmente não veem o valor de contar com um profissional capacitado nessa área.

 

Assita outro episódios da Live da inovação

 

Gerenciamento de projetos de inovação

Assista a Live da Inovação #05 | O gerenciamento de projetos e sua importância no contexto da inovação tecnológica

O gerenciamento de projetos desempenha um papel crucial no sucesso e na inovação das empresas. Ao analisar uma organização, é comum encontrar uma diversidade de projetos em andamento, desde estratégicos até aqueles focados em pesquisa e desenvolvimento. No entanto, a abordagem de gerenciamento pode variar significativamente dependendo do tipo de projeto, especialmente quando se trata de iniciativas inovadoras.

A gestão de projetos para iniciativas de inovação traz desafios únicos em comparação com projetos convencionais. Enquanto alguns projetos se concentram em áreas como marketing e branding, projetos de inovação envolvem diretamente o desenvolvimento de novas soluções e produtos. Portanto, a abordagem de gerenciamento precisa ser adaptada para atender às necessidades específicas desses projetos.

Uma fase crucial no gerenciamento de projetos, especialmente em projetos de inovação, é a coleta de requisitos. Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas é o primeiro passo para o sucesso do projeto. Essa etapa muitas vezes é subestimada, mas é fundamental para evitar desafios futuros e garantir que o projeto esteja alinhado com os objetivos da empresa.

 

Para saber mais sobre recursos para inovação acesse nossa LinkedIn Page

 

Viabilidade Financeira em Projetos de Inovação

Em projetos de pesquisa e desenvolvimento, a viabilidade financeira desempenha um papel crucial. Empresas que investem em inovação buscam retornos sobre seus investimentos, e é essencial avaliar a capacidade de obtenção desses resultados.

O financiamento pode ser uma estratégia para reduzir o custo de capital e maximizar o retorno sobre o investimento.

O governo disponibiliza inúmeras opções de financiamento de projetos. Entre elas temos:

– Incentivos fiscais setoriais ou regionais;

– Financiamento reembolsável, ou seja, empréstimo de recursos a taxas de juros subsidiadas;

– Financiamento não reembolsável, mais conhecido como recurso a fundo perdido.

Otimizando o investimento em projetos de inovação

Live da Inovação #05 | O gerenciamento de projetos e sua importância no contexto da inovação tecnológica

Live da Inovação #05 | O gerenciamento de projetos e sua importância no contexto da inovação tecnológica

A Lei do Bem permite uma redução de até 34% do valor despendido pelas empresas em seus projetos de inovação para criação ou melhoria de produtos, processos e serviços.

Todos os valores despendidos para a realização de seus projetos são incentivados, possibilitando a redução de uma carga tributária que tanto pesa em seus resultados.

Esses valores podem ser aqueles relativos a recursos humanos, serviços de terceiros, material de consumo, viagens entre outros. Basta que tenham relação com o projeto e sejam necessários para a sua realização.

Para que uma empresa posso usar esses incentivos, deve ser tributada pelo regime de lucro real e ter base tributável que possa ser reduzida, reduzindo, por consequência, o tributo a ser recolhido.

Empresas de quaisquer setores podem ser beneficiadas pela Lei do Bem, já que os requisitos para uso dos incentivos estão relacionados a aspectos tributários e à realização de atividades de PD&I.

Conclusão

O gerenciamento de projetos é uma ferramenta fundamental para que uma empresa atinja bons resultados em suas iniciativas, principalmente naquelas voltadas à inovação tecnológica.

Aliado a isso temos os incentivos concedidos pelo governo para que o risco da inovação seja mitigado, ao menos do ponto de vista financeiro.

Saiba mais sobre quais incentivos sua empresa pode usufruir entrando em contato conosco.


Compartilhe este post:

LinkedIn WhatsApp

    Deixe seu comentário

    ×