
Os processos de inovação nos diversos setores industriais
- Sem categoria
- fevereiro 13, 2025
Os processos de inovação nos diversos setores industriais¹ | Introdução
Como já discutido, certas inovações possuem um ciclo de vida limitado, tornando essencial o gerenciamento da obsolescência tecnológica.
Dadas as particularidades de cada setor industrial – como os segmentos farmacêutico, metalúrgico e de seguros –, os processos inovativos devem ser adaptados às especificidades e necessidades de cada área. Ou seja, a inovação ocorre de maneira distinta em cada indústria, alinhando-se a seus pressupostos e objetivos estratégicos.
Com base na clássica taxonomia de Keith Pavitt, um dos principais estudiosos da inovação, este artigo sintetiza as características dos processos inovativos em diferentes setores industriais, fornecendo uma visão estruturada sobre suas dinâmicas e determinantes.
Conheça as nossas soluções para Inovação
Características dos processos de inovação em setores industriais específicos
1. Empresas dominadas por fornecedores
Nessas organizações, as mudanças técnicas em produtos ou processos ocorrem, majoritariamente, por meio da aquisição de máquinas, equipamentos e insumos de produção fornecidos por terceiros. O custo e a acumulação tecnológica são fatores determinantes na adoção de inovações. Grande parte da tecnologia é incorporada sob a forma de bens de capital, sendo transferida por fornecedores especializados.
2. Empresas intensivas em escala
Para essas empresas, a inovação tecnológica é impulsionada pelo desenvolvimento, construção e operação de sistemas produtivos complexos e/ou produtos de grande escala. A vantagem competitiva decorre da ampliação da escala de produção, mas essa estratégia está associada à complexidade dos sistemas produtivos, tornando mudanças radicais arriscadas e custosas. Assim, a inovação ocorre predominantemente de forma incremental, fundamentada na experiência operacional e na introdução gradual de melhorias em componentes, máquinas e processos produtivos. As principais fontes tecnológicas incluem desenho e engenharia de produção, experiência acumulada e fornecedores de equipamentos e componentes.
3. Empresas intensivas em informação
O aumento exponencial da demanda por processamento, armazenamento e transferência de informações impulsionou essas empresas a investirem em tecnologias voltadas para a gestão de dados. Seu processo de inovação ocorre por meio da construção, operação e aprimoramento contínuo de sistemas complexos. As melhorias tecnológicas são majoritariamente incrementais e baseadas na experiência operacional, sendo direcionadas à otimização da eficiência e da segurança dos sistemas de informação.
4. Empresas baseadas em ciência
Esse grupo de empresas se caracteriza pela forte dependência de pesquisa e desenvolvimento (P&D), sendo seus processos inovativos pautados no avanço do conhecimento científico e na aplicação de técnicas emergentes da pesquisa acadêmica. As inovações geradas podem resultar tanto em novos produtos como em aprimoramentos tecnológicos de produtos já existentes. Além disso, essas empresas frequentemente utilizam engenharia reversa para analisar e adaptar produtos concorrentes, ampliando sua base tecnológica.
5. Empresas fornecedoras especializadas
Essas empresas atuam no fornecimento de insumos de alto desempenho para sistemas produtivos complexos na forma de máquinas, componentes, instrumentos e software. A inovação tecnológica ocorre por meio do design, construção e aplicação operacional desses insumos, sendo orientada pela necessidade de garantir confiabilidade e alto desempenho. Elas acumulam habilidades visando corresponder aos avanços no projeto de máquinas com os requisitos específicos dos usuários, que privilegiam confiabilidade e performance em virtude da complexidade e interdependência do processo de produção.
Acompanhe nosso conteúdo também no Linkedin
Conclusão
Diante das distintas configurações setoriais, fica evidente que os processos de inovação variam significativamente entre diferentes segmentos industriais, inviabilizando uma comparação absoluta entre empresas de setores distintos.
Além disso, a capacidade tecnológica de uma organização possui um forte componente tácito, que desempenha um papel essencial na dinâmica inovativa. Entretanto, essa vantagem pode ser comprometida caso o conhecimento acumulado seja disseminado por meio de engenharia reversa, movimentação de talentos ou outras formas de difusão. Assim, empresas que conseguem transformar rapidamente o conhecimento absorvido em inovação superior conquistam uma posição estratégica diferenciada, podendo superar seus concorrentes.
¹ FIGUEIREDO, Paulo N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. GEN, LTC, 2009
Deixe seu comentário